A Segurança Pública é um dos principais desafios brasileiros dos últimos anos. Inúmeros esforços têm sido realizados por gestores, profissionais da área de segurança e por representantes de diversos segmentos da sociedade visando à valorização da vida e ao controle do crime.
Ao completar 10 anos de existência, o Instituto de Segurança Pública - ISP lançou a revista eletrônica "Cadernos de Segurança Pública", abrindo um importante espaço para a veiculação de estudos sobre o tema.

Mas parece exequível observar que, dando continuidade aos desenvolvimentos percebidos nessas sondagens interpretativas, somente nos últimos anos (raros e sensíveis) pesquisadores, gestores públicos e membros da sociedade civil começam a ser confrontados pela mão dupla desses processos.
Ou seja, têm necessidade de elaborar os imperativos, desafios e obstáculos enfrentados por esses mesmos jovens quando desejam romper com as redes criminosas nas quais se inseriram por determinadas etapas de suas existências.
Compreender esses processos e as matizes que os completam parece ser um desafio não somente cadêmico, mas também das políticas públicas de segurança e juventude.