A polícia militar é a corporação que exerce o poder de policia de acordo com as forças armadas, garantindo a segurança, a ordem e a lei. Geralmente, a sua ação limita-se apenas às instalações e aos membros das forças armadas.

Em muitos países, as forças armadas dispõem de um sistema judiciário independente do sistema judiciário civil, podendo administrar as suas próprias prisões e tribunais. Nesse sentido o sistema judiciário militar pode competir à polícia militar a função de encarregar-se da investigação de crimes militares ou de crimes comuns (tais como roubos, homicidios ou trrafico de drogas) cometidos por militares.
Na maioria dos países, os membros da polícia militar distinguem-se dos restantes militares pelo uso de distintivos especiais, como são os casos de cinturões brancos, usados pelas polícias militares de inúmeros países. Outro distintivo tradicional eram as placas metálicas com o emblema nacional usadas, penduradas ao pescoço pelos membros da polícia militar.
Para além do conceito internacional de polícia militar, como polícia de âmbito exclusivamento interno das forças armadas, o termo também pode ser usado para designar:
- As organizações militares encarregues tanto do policiamento interno das forças armadas como do policiamento civil
- As organizações de policiamento de âmbito exclusivamente civil, mas cujos membros têm o estatuto de militares, como são os casos das policias militares estaduais.
As missões específicas das polícias militares variam de país para país, de acordo com a organização das suas forças armadas e da sua legislação. A maioria dos países da OTAN segue a doutrina estabelecida pela STANAG (Polícia Militar Combinada da OTAN), a qual também é seguida por muitos países não pertencentes áquela organização. Em termos gerais, as missões compreendem:
- Assegurar o respeito pela lei e pelos regulamentos militares;
- Manutenção da ordem e da disciplina no seio das forças armadas;
- Prevenção e investigação criminal;
- Fiscalização e controle do trânsito rodoviário nas áreas militares;
- Segurança de instalações militares e estratégicas;
- Escolta de comboios militares;
- Segurança e proteção pessoal de autoridades militares e civis;
Queridos amigos leitores acima vocês puderam perceber algumas das atividades efetuadas pela nossa polícia.
Sem comentários:
Enviar um comentário