UOL

BooBox

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

VOLTA PROGRAMA YESTV

Pouca gente conhece, mas a YesTV é um projeto de transmissão de programas no formato televisivo pela internet, com acesso gratuito para qualquer pessoa. É a chamada Web TV.

Dentre os programas mais interessantes da YesTV, está o Segurança Total, inteiramente voltado a esse campo do conhecimento. Sob o slogan “falando de segurança com a cara do Brasil”, e de acordo com as modernas tendências na segurança pública, o programa não aborda o tema somente do ponto de vista do policial, mas sim com a participação de diversos segmentos da sociedade, propiciando uma visão crítica e multidisciplinar.


Como exemplo, para falar de segurança no trânsito, pegas e rachas, o programa chamou um profissional de pilotagem, que mostrou o lado esportivo e legalizado da coisa, realizado em autódromos, e não nas ruas. No tema de violência contra a criança, trouxe uma médica do departamento de pediatria de um grande hospital de Brasília, em vez daquela velha fórmula delegado X promotor de justiça. Mas é claro que, sendo um programa sobre segurança, os profissionais que vivenciam isso no dia-a-dia não poderiam deixar de participar. Policiais são figurinhas carimbadas no programa Segurança Total, sempre trazendo sua visão técnica sobre os diversos assuntos tratados.

Outro ponto forte do programa é seu idealizador. Oficial da PMDF, o major Sant´Anna, além da experiência de quase 20 anos em diversas unidades da PM, traz bagagem nacional e internacional, pois já integrou duas missões de paz da ONU (Angola e Timor Leste) e atuou como instrutor de táticas policiais e consultor em segurança Brasil afora, tanto pela PM como na iniciativa privada, sendo o atual chefe da Divisão de Ensino da Academia da PMDF e líder de uma das equipes de negociação de crises aqui de Brasília. Suas opiniões, técnicas e moderadas, são o oposto do que costumamos ver na maioria dos programas policialescos da TV tradicional, cheios de preconceitos dos apresentadores e sangue jorrando pela tela.

Apesar de realizado em Brasília, o programa não se limita às questões locais, trazendo assuntos de interesse nacional, uma vez que a audiência pela internet não fica restrita ao alcance de antenas, como ocorre na TV tradicional.

A interatividade com o espectador, chamado de telenauta, é uma das tônicas do programa. Pode-se participar, a partir de qualquer lugardo Brasil, fazendo perguntas ou comentários ao vivo, pelo MSN, Skype ou em formulário on-line disponível no site.

Sem comentários:

Enviar um comentário